Pergunto, pois muitas agências não sabem explicar a diferença aos seus clientes.

Algumas agências se auto denominam como agência de marketing digital.

Mas existe marketing digital? A resposta é não!

Marketing é marketing, e as mídias digitais, nada mais são que canais de divulgação.

Muitas agências fazem criação e se intitulam agências de propaganda e marketing, sendo que não tem em seu quadro de funcionários e sócios, nenhum profissional de marketing. Criar peças publicitárias definitivamente não é marketing!

Aliás, para mim algumas agências que se dizem ser agências de marketing digital, são desenvolvedoras de posts, e inclusive criam e divulgam tabelas de vendas com quantidade de posts, para divulgação. Mas afinal, como, um profissional de “marketing” pode definir uma “campanha”, sem antes analisar o perfil do cliente? Sem saber as características do segmento, clientes, praça, produto, etc?

Alguém já ouviu falar dos 4Ps (preço, praça, produto e promoção)? Regra básica que se aprende em qualquer faculdade.

Qual a função do profissional de marketing?_

A função do marketing é desenvolver estratégias baseadas em estudo de mercado, análise de público alvo, pesquisa de produtos e concorrência. É entender o desejo e a necessidade do consumidor.

Muitas nomenclaturas foram criadas ao longo dos anos e se tornaram inclusive profissões, entre elas, especialista em marketing digital, em endomarketing (campanha interna de empresas), marketing de guerrilha, entre tantas outras.

Mas lembre-se, MARKETING É MARKETING, e o marketing é quem faz nascer a campanha, através de pesquisas e estudos.

E o que é a publicidade?_

Vou tentar de forma sucinta descrever o trabalho da PUBLICIDADE e PROPAGANDA JUNTAS.

A publicidade nasceu primeiro que o marketing e a propaganda e para mim, a propaganda é uma derivação da publicidade, para separar departamentos.

Mas vamos tentar explicar de forma simplificada, para que os empresários entendam, o que é publicidade e propaganda.

O publicitário tem a função de criar a campanha, ou seja as peças publicitárias, baseado na estratégia criada pelo marketing. Logo, o publicitário é a pessoa que cria as peças, que faz a arte, baseado no estudo entregue pelo marketing, claro utilizando pesquisas de imagens, fundamentos de cores, etc.

E o profissional de propaganda, tem a função de propagar (divulgas nas mídias) de acordo com a estratégia criada pelo marketing e com o material desenvolvido pela publicidade. Muitas vezes essa ação é feita pelo próprio publicitário, entendendo que a função do profissional de PROPAGANDA, se perde quando a empresa não tem planejamento de mídia, em especial TV e rádio.

Por fim, atentem-se a quem vocês entregam a necessidade de divulgar a sua empresa.

Verifique se a agência, ou profissional está apto para criar uma campanha de marketing e não compre pacotes de posts ou sites, pois se fizer isso, estará jogando o seu dinheiro no lixo.

Toda campanha de divulgação inicia com estudos e pesquisas, fora isso, é criação de peça bonitinha.

Clique para falar