COMO VENDER EM ÉPOCA DE CRISE USANDO O MARKETING DIGITAL

 

Estamos vivendo um cenário empresarial com esta crise, nunca presenciado por essa nova geração.
A ideia deste artigo é ajudar as empresas a manterem as suas vendas mesmo com as portas fechadas, utilizando a internet.

Quebradeira sem precedentes no tempo do Coronavírus.

De acordo com o Sebrae, cerca de 600 mil micros e pequenas empresas fecharam as suas portas e talvez nunca mais abram. Com essa quebradeira geral, mais de 9 milhões de pessoas estão desempregadas e nenhum empresário estava preparado para este momento!
Nenhum empresário do mundo estava preparado para essa pandemia e aqui no Brasil não poderia ser diferente.

Grande parte das empresas brasileiras ainda não adquiriram o hábito de investir em marketing e muitas não atuam com vendas e captação de negócios utilizando as ferramentas disponíveis no mundo virtual.

Segundo o estudo Perfil do E-commerce Brasileiro, feito em uma parceria entre PayPal e BigData Corp, a expansão do e-commerce brasileiro cresceu, aproximadamente, 40% após dois anos de crescimento moderado. O número de vendas pela internet tem crescido consideravelmente no Brasil, mas está bem aquém de seu potencial, uma vez que o Brasil é o segundo país que mais navega na internet, de acordo com estudo realizado em uma parceria da Hoopsuite com a We Are Social.

Uma Crise sem Precedentes pede ações estratégicas.

Apesar de estarmos vivendo uma crise sem precedentes, esse pode ser o momento ideal para você analisar as suas ações virtuais e aumentar a sua presença nas redes sociais e sites de busca.

Todas as empresas do Brasil e do mundo teriam que ter a consciência da necessidade de investimento em marketing e provisionar um percentual do seu faturamento para as suas campanhas. Essa é uma regra seguida por grandes empresas, que destinam de 5% a 15% de seu faturamento para ações estratégicas de marketing e vendas.

Mas sabemos que muitas vezes é difícil até mesmo pagar as contas essenciais de uma empresa, concordam?
Por isso, vou dar aqui algumas dicas de como investir pouco e ter sucesso em seu negócio utilizando ferramentas do mundo virtual.

O primeiro passo para você iniciar uma campanha de sucesso é pesquisar o seu mercado Seja essa campanha do tamanho que for, você deve analisar o mercado, os compradores e entender porque eles comprariam o seu produto ou serviço.

Conhecer o seu produto ou serviço e o perfil do seu cliente, é imprescindível para atingir o resultado esperado.
Planejar e conhecer o seu mercado faz toda a diferença.

Muitos empresários tem uma ideia e já colocam em prática, sem ao menos parar por 1 minuto e pensar, será que meu cliente comprará vendo esse post, ou esse vídeo?
Em meus 25 anos de trajetória no marketing, já atendi milhares de empresas e conversei com milhares de empresários e percebo que esse talvez seja o maior erro cometido pela maioria deles. Sem estudo e planejamento, as chances da campanha dar errado, aumentam consideravelmente. Por isso, sempre inicie a sua campanha pensando. O que eu estou oferecendo ao público e da forma que estou oferecendo, vai gerar desejo e interesse?

Seu produto desperta interesse das pessoas?

Se possível, pergunte aos amigos e familiares, mas peça para que sejam sinceros e digam se realmente eles comprariam o seu produto ou serviço através daquela comunicação que você está propondo.
Tendo essa resposta positiva e sabendo que a sua estratégia de comunicação desenhada causa realmente interesse e desejo as pessoas, vamos pensar em qual ferramenta virtual devemos utilizar.

Boas ações na Internet gastando pouco…

A ideia aqui é fazermos algumas ações gastando pouco ou nada, correto?
Mas existe alguma estratégia para vender muito e gastar pouco? A resposta é não, não existe!
Mas podemos dosar as ações, gastando pouco e reinvestindo, para que possamos minimizar os riscos e os prejuízos com campanhas mal direcionadas e atingirmos o melhor resultado possível.
Sempre sugiro aos clientes para criarmos campanhas semanais, ou até mesmo diárias. Podemos iniciar uma campanha nas redes sociais e sites de buscas e ao final do dia, avaliar qual foi a trajetória que o cliente percorreu em nosso site, quanto tempo ficou navegando e tentar entender o que o fez comprar, ou desistir. Assim podemos direcionar o investimento para onde mais dá resultado.

Muitas empresas iniciam as suas campanhas sem planejamento e o pior, sem acompanhamento. Gastam o dinheiro após um mês e depois desanimam e acabam acreditando que a campanha não funciona para o seu negócio e que a internet não atende o seu mercado.

O segredo do sucesso em uma campanha está em pesquisar, analisar e acompanhar os resultados. A empresa que não segue esse caminho estará correndo um grande risco de jogar dinheiro fora e está fadada ao fracasso.
Para construir uma campanha campeã, o primeiro passo é fazer uma pergunta. Se eu fosse comprar o meu produto, ou fosse contratar o meu serviço, como eu faria?

  • Qual palavra chave eu digitaria?
  • Em qual local buscaria o produto ou serviço?
    Em qual horário eu faria isso?
  • No horário comercial?
  • Ou quando estivesse em casa?
    Quem é o meu público?
  • Qual a idade de quem consome mais o meu produto ou serviço?
    É ele mesmo quem compra o meu produto ou serviço, ou são os pais?

Percebam que existem diversos questionamentos a serem feitos, antes de iniciar a sua campanha.
Então, analisem bem, entendam o seu cliente, qual o seu perfil, como ele se comporta e após ter feito isso, inicie a campanha. Mas não esqueça de acompanhar os resultados de preferencia diariamente.

Conte com a nossa experiência de mais de 25 anos em Marketing Digital e mais de 6000 sites desenvolvidos de 25 mil criações em nossa agência.

Kleber Santana CEO da agência KMC
Kleber Santana _ CEO da Agência KMC – Marketing Digital
https://agenciakmc.com.br
@agenciakmc

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