Sem categoria

Por que a sua empresa precisa de um logotipo?

0 comments

A importância do logotipo para o seu negócio

Criar um logotipo é o que você precisa para dar uma assinatura para a sua empresa, é ele quem vai traduzir visualmente a personalidade da sua marca e gerar identificação com o seu público. Em um mercado concorrido como que nos encontramos, um logotipo bem feito faz com que o negócio ou produto se destaque dos demais e transmita profissionalismo e credibilidade.

Destacamos neste artigo a importância do logotipo para sua empresa e algumas dicas para você se destacar da sua concorrência à partir de sua identidade visual. Confira:

A importância do logotipo para uma empresa

Para muitos novos empreendedores, a falta inicial de capital faz com que a criação da identidade visual seja adiada até que cheguem mais alguns clientes. Isto pode atrapalhar o contato com novos clientes em potencial, caso você entregue um cartão de visitas sem logo e que não reflete nenhuma característica da marca, por exemplo.

É preciso ter em mente que ao abrir o negócio, deve-se procurar o caminho mais rápido para o sucesso dele. Nesse caso, o logotipo pode ajudar você nessa tarefa, pois ele contribui com a visibilidade e credibilidade da marca. Ignorar a importância do logotipo pode trazer problemas para a sua empresa como:

Impressão de instabilidade

Caso você comece sua empresa com um logotipo e pouco tempo depois muda sua identidade novamente, acabará criando uma confusão na cabeça de seus clientes, fazendo-os achar que os logos são de negócios diferentes ou que o negócio mudou de dono.

Aparência de amadorismo

Se você usa materiais que não foram desenvolvidos por profissionais qualificados, essa atitude poderá transparecer que você não é capaz de cumprir seus projetos com a qualidade necessária, ou que não investe no próprio negócio, causando desconfiança e perdendo a credibilidade.

Despreparo

Se você não  conhece a real importância do logotipo ou cuida da sua identidade visual de forma desorganizada e distribui um cartão de visitas com um logotipo, mas no seu site, por exemplo, tem outro, poderá causar uma crise de identidade para o seu negócio. Procure desenvolver uma identidade única desde o início e trabalhe a fixação da marca com o seu  público.

Case de Estudo: Marca DAKO

Não é difícil entender a  importância do logotipo, afinal, quando o logotipo é criado, sua marca começa a se fixar na mente dos consumidores, que aprenderão a associar o símbolo com o seu produto ou serviço. Existem diversos fatores que irão influenciar na hora de escolher o seu logo, como a área em que você atua, o perfil da sua organização, o público-alvo, entre tantos outros. Por isso, é importante que se faça uma pesquisa e levantem-se dados para que a sua identidade visual esteja de acordo com o perfil da empresa.

Para ilustrar o tópico, vejamos o caso de uma marca brasileira, a Dako.

Ela é uma importante fabricante de eletrodomésticos e decidiu recentemente reformular o logo de sua empresa. Desenvolvido pela equipe de marketing da Dako em parceria com uma agência, o logo mudou do vermelho para o roxo e traz agora um “sorriso”.

Segundo a empresa, a nova identidade visual busca deixar a marca mais jovem e próxima da nova geração de consumidoras, que são as mulheres modernas, jovens e que levam a vida de uma forma mais leve.

 

O investimento no projeto de rejuvenescimento custou aproximadamente 4 milhões de reais, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e ações de marketing.

Como você pode perceber, a importância do logotipo não é pequena e não pode simplesmente se resumir a um desenho, mas sim, antes de qualquer coisa, um conceito transmitido através de uma imagem.

Erros graves que as empresas cometem com suas logos

Como visto no case da marca Dako, o investimento em profissionais qualificados podem alterar (para melhor) toda a percepção dos clientes sobre uma marca. Neste caso, uma logo mal feita pode gerar o efeito contrário e criar um ruído na comunicação dos valores e dos produtos da empresa. Por isso separamos alguns erros graves que diversas empresas comentem na hora de produzir suas logos. Confira:

1. Má escolha de tipografia

Quando se trata de fazer uma logo, escolher uma boa tipografia é um dos pontos mais importantes para que a logo alcance o estado da arte. Um designer profissional tenta compreender o contexto em que a logo e o público alvo dos clientes está inserido para criar logos bonitos, que chamem a atenção e reflita os valores da empresa. Outro erro comum é abusar da variedade de tipografias. como no exemplo abaixo:

2. Copiar logos de marcas famosas

Copiar pode parecer uma “sacada genial” para muitos designers mas para seu negócio é pura e exclusivamente falta de originalidade. Uma logo copiada não vai transmitir a identidade real da sua empresa e o máximo que ela pode fazer é lembrar seus clientes da grande marca que você copiou. Se você tiver sorte, o pior ainda pode acontecer: sua logo copiada se tornar uma piada viral na internet.

3. Ser produzida por um amador

Pagar para um “sobrinho” ou para o “estagiário da firma” pode parecer uma boa opção para minimizar os custos mas é um erro grave muito cometido por empreendedores brasileiros. Se você quer ter um negócio profissional, sua empresa precisa de uma logo e uma identidade visual profissional.

Existem algumas vantagens claras para empreendedores que entendem a  importância do logotipo e por isso investem em um designer profissional para fazer sua logo:
– Sua logo será única e memorável;
– A vida útil da sua logo será muito maior, você não precisará refazê-la por anos;
– Seu negócio vai ganhar credibilidade automaticamente.

A agência KMC pode ajudar você a fazer um logotipo especial para a sua marca. Entre em contato com um de nossos consultores!

Veja também:

Leave a Comment