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Inbound marketing: 5 práticas para conquistar novos clientes

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Na linha contrária do marketing tradicional, que tem como premissa a comunicação direta e incisiva com o consumidor, o inbound marketing promove campanhas e ações de conteúdo que atraem gradativamente o público para o seu produto e sua marca. Isso faz do inbound marketing a estratégia ideal para a sua empresa aumentar as vendas e conseguir conquistar novos clientes.

Mas como aplicar essas ações de forma que se alcance os melhores resultados? Seguem abaixo cinco práticas de marketing digital e inbound marketing que ajudarão você e sua empresa a melhorar a presença digital e conquistar novos clientes!

  1. Conhecer seu público-alvo

Um tema recorrente até aqui é a produção de conteúdo relevante para o público de sua empresa, e isto só pode ser feito com eficiência se você conhecer a fundo quem é este público.

Isso significa que, para conquistar novos clientes, você precisa saber em detalhes cada aspecto de comportamento do seu público-alvo: quais seus interesses, necessidades e desejos, profissão e ocupação, hábitos cotidianos, dentre outras informações pertinentes a cada tipo de negócio. Quanto mais detalhes, melhor e mais eficiente será a comunicação e o potencial de conquista desse público.

  1. Estabelecer vínculos

“Conquistar” um ser humano demanda esforços de criação de laços e vínculos dos mais diversos níveis. Quando falamos em conquistar clientes, essa regra também é válida e aparece principalmente quando falamos em atendimento ao público.

Ao relacionar-se de maneira tão “direta” com as pessoas, sua empresa/marca deve ser sempre cordial, gentil e prestativa, procurando ser sempre paciente, mesmo diante de situações adversas. Um contato bem feito certamente se converte em uma ótima relação entre empresa e cliente.

  1. Criar campanhas de e-mail marketing

Uma das mais antigas ferramentas de comunicação da era digital, o e-mail, ainda figura entre os protagonistas nas ações de marketing dirigido, com ótimos resultados na conquista de novos clientes.

Uma boa campanha de e-mail marketing possui discurso direto e intimista com o usuário, evitando chamadas puramente comerciais e oferecendo a ele conteúdo sempre relevante, com um call-to-action atrativo. Não se esqueça de segmentar bem o seu mailing – e jamais compre banco de dados prontos!

  1. Criar e manter um blog

Carro-chefe na maioria das campanhas e estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing, o blog é a principal plataforma de publicação de conteúdo relevante para o público de uma empresa ou marca. Ao entrar em contato com esse conteúdo (dicas e tutoriais, por exemplo), seu potencial consumidor perceberá valor na sua marca e estará mais propenso a se tornar cliente.

O blog é um canal de comunicação bastante versátil – nele você pode publicar artigos, chamadas para vídeos, infográficos e muitos outros tipos de conteúdo, que podem ser compartilhados em todas as outras mídias e ferramentas de relacionamento (redes sociais, por exemplo).

  1. Monitorar os resultados

Embora esta prática não esteja diretamente relacionada à conquista de novos clientes, conhecer os resultados de todas as suas ações e campanhas ajuda a ter uma visão holística de como anda a saúde de seu inbound marketing.

Em outros termos, ao monitorar os resultados de suas ações, você pode aumentar os investimentos naquelas que têm dado certo e cancelar ou alterar as que não andam trazendo resultados tão bons. Além de conseguir focar esforços na produção de conteúdo para os clientes certos (e conquistá-los), esse tipo de estratégia permite uma grande economia de recursos.

Conquistar novos clientes é fundamental para renovar e dar fôlego a qualquer negócio, além de trazer resultados financeiros cada vez melhores. Agora que você já conhece as principais ferramentas e práticas do inbound marketing, que tal compartilhar esse artigo com seus contatos nas redes sociais?

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