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Como a automação de marketing pode aumentar o ROI do meu negócio?

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Hoje em dia, é muito comum que as organizações queiram reduzir investimentos, a fim de buscar estratégias na automação de marketing, já que o processo é muito vantajoso para todas as partes envolvidas. A automação aumenta o impacto de seu conteúdo, taxas de conversão, fideliza clientes e otimiza a experiência do lead.

Mas e você, leitor, sabe como investir nessa tendência? Acompanhe nosso post e aprenda!

Investindo em automação de marketing

Uma das principais vantagens que a automação de marketing pode trazer é engajar os leads, a partir do momento que o conteúdo é segmentado e personalizado, aumentando a produtividade da equipe de marketing, uma vez que tudo será automatizado. Com isso, a conversão acontece mais facilmente, elevando o ROI.

A automação também ajuda a dimensionar as estratégias dos tipos de marketing, como  inbound, outbound e de guerrilha, por exemplo.

Apresentando formulários de leads?

Apresentar formulários de leads para sua landing page permite a aquisição de informações aplicáveis. Assim, poderá construir, gradualmente, registros de contato para saber mais sobre seus leads e desenvolver campanhas adaptadas às demandas específicas desse público.

Por exemplo, no primeiro acesso ao seu site, o visitante pode navegar para uma página de destino e preencher um formulário (para obter uma oferta particular) com as seguintes informações:

  • Primeiro nome;
  • Último nome;
  • Endereço de e-mail;
  • Nome da empresa.

Veja, a partir dessas informações, quantas segmentações poderão ser feitas, para campanhas muito mais assertivas!

Estabelecendo o lead scoring

A automação de marketing faz com que seja muito simples entender o quão qualificado o lead está. E isso é verdadeiramente repassado para a equipe de vendas, com uma ferramenta chamada de lead scoring. Ela atribui pontos às características de contato predeterminadas e tomadas pelos leads para definir o seu nível de fidelização ou ação para compra, conforme o funil de vendas.

Quando configurada corretamente, essa ferramenta garante que os representantes de vendas entrem em contato com aqueles leads, já preparados para efetuar a compra. Isso fornece à equipe a possibilidade de gastar seu tempo com vendas qualificadas, em vez de concentrar suas ações em clientes que ainda não estão maduros. Desse modo, aumenta-se significativamente a sua taxa de conversão e, por conseguinte, o ROI.

Trabalhando a nutrição de leads

Como mencionado acima, é tarefa do marketing nutrir os consumidores qualificados até que alcancem o ponto final, a realização da compra. A automação é fundamental para elaborar uma estratégia de e-mail, a fim de fornecer aos clientes informações educacionais ou promoções, conforme o estágio e segmentação de cada um. O investimento é excelente.

Oferecendo conteúdo personalizado

Algumas plataformas de automação de marketing proporcionam a capacidade de usar um conteúdo dinâmico e personalizado, que engaja os clientes potenciais e entrega exatamente o conteúdo que estão procurando. Além de tudo, a empresa terá maior presença digital!

Garantindo diversas atividades de marketing

Empresas sem automação não terão a capacidade de executar o maior número de campanhas, quando comparadas com organizações que utilizam automação. Isso acontece já que a estratégia aumenta, significativamente, a capacidade de atividades de exposição, divulgação e publicidade.

Centralizando todos os dados

A ferramenta de automação centraliza todos os seus dados. Isso facilita que a empresa monitore as atividades, analise os dados, acompanhe tendências, tire conclusões com base em resultados reais e tome decisões precisas. A análise de dados auxilia, principalmente, na otimização de:

  • Visitas na web (fontes, as taxas de rejeição etc.);
  • Campanhas;
  • Landing pages;
  • CTAs;
  • E-mails;
  • Blogs;
  • Mídia social.

A automação de marketing pode melhorar o desempenho da sua empresa, garantir maior conversão do público e, consequentemente, você colherá os resultados no cálculo do ROI! Então, se gostou do post, assine a nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

 

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